Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

domingo, 19 de outubro de 2008

PORTUGAL DE PRATA E BRONZE AO PEITO

Austrália vence pela 3ª vez consecutiva o ISA WSG!!
Foto: ISA/WSG-Carlos Pinto


Terminaram os ISA World Surfing Games. A Austrália é campeã do mundo pela terceira vez consecutiva, Portugal foi sexto classificado e conquistou um total de quatro medalhas: três no bodyboard e uma no Aloha Cup. Em 2009 os “Jogos Olímpicos do Surf” mudam-se para a América Central, onde a Costa Rica será o país anfitrião.

Chegou ao fim uma semana de grandes emoções na Costa da Caparica. Durante oito intensos dias, 29 selecções de todo o mundo defrontaram-se pelos títulos mundiais de surf, bodyboard e longboard. No final, a Austrália voltou a fazer a festa pela terceira vez consecutiva e pela quarta em seis edições dos ISA World Surfing Games (WSG), Portugal ganhou duas medalhas de prata — uma por equipa, no Aloha Cup, e outra individual por intermédio de Manuel Centeno (bodyboard) — além de duas de bronze — Hugo Pinheiro e Rita Pires (bodyboard).

“Fizemos um bom campeonato e, precisamente por isso, acho que os atletas mereciam mais. Mas no conjunto tenho de estar satisfeito com a prestação da equipa. Individualmente foram óptimos e funcionaram muito bem como equipa”, referia no final o seleccionador nacional José Braga, frisando que se no início o seu objectivo era um lugar no top 6, à medida que a semana foi avançando a vontade de chegar mais longe também.

Também os atletas sonhavam com mais, pelo trabalho que fizeram, pela qualidade do seu surf, por estarem no seu país. Mas, apesar disso, era o sentimento de dever cumprido que predominava entre os medalhados. “Foi uma disputa muito táctica e, com um mar pequeno como estava é sempre importante entrar logo bem. Queríamos dar a alegria do ouro a toda a gente que aqui nos veio a apoiar, mas não deu. Demos o nosso melhor e para o ano vamos lá [Costa Rica] buscar o título”, garante o sempre bem disposto Manuel Centeno.

Hugo Pinheiro, a surfar em casa, não escondia alguma desilusão por ter ficado pelo bronze. “Gostaria de ir mais longe, mas a prata e o bronze é muito bom, é mais uma prova de que o bodyboard nacional está em grande”, afirmava Pinheiro, salientando o facto de tanto ele como Centeno, como Rita Pires terem chegado à final depois de nunca terem perdido no quadro principal.

“Este último heat foi o que me correu pior em todo o campeonato. Não me consegui encontrar e nem consegui ter uma estratégia. Nesta altura qualquer uma das quatro podia vencer. E a vitória da Natasha [Sagardia] é a prova de que quem é persistente e acredita acaba por se dar bem”, analisou a pentacampeã europeia Rita Pires.

Da parte da organização portuguesa, a cargo do Centro Internacional de Surf, o balanço não podia ser melhor. “Correu muito bem. Tivemos os melhores surfistas, um tempo fabuloso e o público correspondeu e não deixou de apoiar os atletas”, afirmou Miguel Inácio. O presidente da ISA, Fernando Aguerre, por sua vez, destacou que, “este é um espectáculo de surf, mas acima de tudo das várias Nações do Mundo.”


CAMPEÕES DO MUNDO ISA WORLD SURFING GAMES 2008

Marcus Lima (Brasil) - Campeão do Mundo de Bodyboard - “Foi o meu primeiro título importante. Foi muito duro, apostei em gerir o desgaste físico ao longo do campeonato e pelos vistos resultou. Perdi na primeira final para os portugueses, mas consegui dar a volta e ser superior no momento mais importante.”

Natasha Sagardia (Porto Rico) - Campeã do Mundo de Bodyboard Feminino - “Não consigo parar de chorar, ainda não acredito que é verdade! Ontem magoei-me numa perna e pensei que estava tudo perdido, mas consegui recuperar a tempo e hoje apanhei as ondas certas.”

Sally Fitzgibbons (Austrália) - Campeã do Mundo de Surf Feminino - “Foi uma final extremamente difícil, com condições do mar complicadas. Este meu regresso a Portugal não podia ter corrido melhor, já que no ano passado foi também aqui, na Caparica, que me sagrei campeã do mundo de júniores. Na verdade estou a ter uma época de sonho com a vitória no WQS e a qualificação já garantida para o WCT.”

Matthew Moir (África do Sul) - Campeão do Mundo de Longboard - “Não é fácil vencer duas vezes seguidas os ISA WSG, mas a verdade é que o consegui e estou apostado fazê-lo uma terceira vez. Com um mar tão pequeno, tive de apostar num surf muito criativo que marcou a diferença e fez vibrar o público.”

CJ Hobgood (EUA) - Campeão do Mundo de Surf Masculino - “É muito bom ganhar o título, sobretudo porque este foi disputado pelos melhores atletas do campeonato. O mar estava difícil, mas fui para a água determinado em agarrar a oportunidade e quando chegou o momento avancei com determinação. Depois de ter ganho a etapa do WCT de Mundaka, sinto que estou realmente em forma!”

Welldone MATES!!!

Sem comentários:

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language

Arquivo do blogue