Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

WSG Dia 6– A Local RITA PIRES “BRILHA” EM CASA E ESTÁ NA FINAL




Foi um dia feliz para o bodyboard nacional nos ISA World Surfing Games. Rita Pires, a jogar em casa, garantiu a passagem à final, enquanto Manuel Centeno e Hugo Pinheiro fizeram um bom trabalho de equipa e transitaram para as meias-finais.

Uma final e duas meias-finais foi o resultado de um dia onde os bodyboarders da selecção portuguesa mostraram todo o seu valor. As primeiras emoções foram vividas com Manuel Centeno e Hugo Pinheiro nos quartos-de-final, ainda durante a manhã. À tarde, foi a vez de Rita mostrar o seu surf e garantir a passagem à final. Entre os estrangeiros, o norte-americano CJ Hobgood fez a melhor onda do dia (9.00), enquanto o australiano Kai Otton conseguiu o melhor score (17.10). Amanhã novas emoções são esperadas com Centeno e Pinheiro novamente na água a defenderam a passagem à final.

“Não podia ter corrido melhor. Cumprimos o nosso objectivo que era passarmos os dois”, garantia à saída da água Hugo Pinheiro. Já Manuel Centeno, apesar de satisfeito com o resultado final — não só passou às meias como ficou em primeiro no heat — admitia que o facto de tudo ter sido “muito táctico” não lhe tinha agradado. “O mar estava pequeno e tentei entrar com duas ondas boas. Como estava à frente tive de marcar o terceiro [Emiliano Tabare], que é meu amigo e isso é sempre uma situação chata. Mas a passagem do Hugo era minha responsabilidade e aqui é a selecção que conta”, explicou Centeno, frisando que entre ele e Pinheiro este tipo de ajuda já não é novidade. “Na Califórnia [ISA WSG] foi ele que teve de marcar o adversário que me podia ameaçar”, recordou, salientando que já só pensa na meia-final que vai acontecer amanhã.

E se o sector masculino esteve à altura do desafio, o feminino, representado por Rita Pires, também. A atleta da Costa de Caparica encontrou na sua meia-final uma velha conhecida, a francesa Heloise Borroux, tetra-campeã europeia, quarta classificada na última edição dos ISA WSG, e uma adversária de peso. “A Heloise é uma adversária importante, mas tenho a vantagem de a conhecer bem e saber as opções tácticas que por norma toma”, referiu Rita, frisando que esse facto foi importante neste caso específico. “Ela costuma optar pelas esquerdas e aqui eram as direitas que estavam a dar e foi essa a minha opção”. Uma opção correcta e que a colocou na liderança do heat e na final. “O mar está sempre a mudar. Vamos com muita força para a primeira final e veremos o que acontece. Tomar as opções certas é fundamental”, garante.

Apesar das atenções terem estado centradas no bodyboard, o surf também esteve em destaque por intermédio de David Luís, que durante a manhã, nas repescagens, teve uma grande prestação liderando quase todo o heat à frente do australiano Dayyan Neve, 18º do ranking mundial e autor da única onda com pontuação máxima (10) realizada até agora no campeonato. “Liderei sempre mas no fim cometi um erro e o Neve passou para a frente. Estava com prioridade no fim do heat, mas remei para a primeira onda e deixei-o livre para apanhar a segunda, que por acaso era melhor”, admite David Luís, que amanhã regressa à água. Joana Rocha, que disputava os quartos-de-final do quadro principal, foi remetida para as repescagens, enquanto Francisca Santos, seguiu em frente nas repescagens.
FREE LANCE - Comunicação

Sem comentários:

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language

Arquivo do blogue