Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

domingo, 2 de novembro de 2008

Rémy Arauzo Vence ETL 5 estrelas (5000 euros) em Faro



Notícia retirada de www.conquilha.com


O francês Rémy Arauzo venceu este domingo o Forum Algarve Four Oceans, que decorreu desde quinta feira na Praia de Faro. Esta competição pontuou para os rankings do European Longboard Tour e do campeonato nacional de longboard. O melhor português foi Bruno Grandela.

Com sets de meio metro a um metro com formação razoável, uma ligeira brisa offshore e sob o brilhante sol do Algarve, a competição foi iniciada às 9h00, com a realização das meias finais e finais de longboard e retro boards.

Na competição de longboard, os dois portugueses em condições de chegar à final, Bruno Grandela e Eurico Gonçalves, não conseguiram deter a concorrência estrangeira, que veio a Portugal para amealhar o máximo número de pontos para o ranking europeu. Os portugueses acabaram por ficar-se pelas meias finais.



Na final, disputada entre Rémy Arauzo e Aurelien Meyneux, de França, e Ben Skinner e Sam Bleakley, do Reino Unido, os franceses levaram a melhor.

Rémy Arauzo, que ao longo do campeonato se mostrou o mais regular nas pontuações, fez valer a consistência do seu surf, face à maior espectacularidade dos britânicos, mas com notas mais irregulares.

Ben Skinner, que viria a ser 2º, teve mais de 10 minutos para conseguir uma onda de 6.75 pontos que o levaria ao primeiro lugar.

Enquanto Skinner estava atento aos dois picos que se encontravam em frente ao palanque, Arauzo optou claramente pelo pico da direita, fazendo uma onda até à areia que confirmou a sua vitória.

“Apanhei uma boa onda logo no início do heat e depois controlei até ao fim.” – declarou Rémy depois da final.

Skinner comentou as dificuldades sentidas nas ondas pequenas: “na final foi difícil apanhar as ondas certas. Tive que lutar bastante uma vez que as ondas eram pequenas.”

Das 674 ondas pontuadas pelos juízes durante o campeonato, o ainda campeão em título Ben Skinner efectuou a melhor do evento, com 9.00 pontos, bem como o melhor heat com 16.50.

O ranking europeu será actualizado nos próximos dias. No que se refere ao ranking português, Eurico Gonçalves fica na liderança, uma vez que Bruno Grandela se apresentou para competir sem documentação federativa. A segunda e última etapa nacional está marcada para Dezembro, no Estoril.

A classificação final de longboard ficaria assim ordenada:

1º Rémy Arauzo (FRA)
2º Ben Skinner (UK)
3º Aurelien Meyneux (FRA)
4º Sam Bleakley (UK)
5º Bruno Grandela (POR)
5º James Parry (UK)
7º Eurico Gonçalves (POR)
7º Clément Le Ray (FRA)


Espírito cumpriu-se na competição de retro boards

Na competição de retro boards, o espírito cumpriu-se e os surfistas quiseram apenas mostrar como o surf é divertido e é um forte elo de ligação entre companheiros de ondas.

Sem o stress do resultado final, ainda que as notas estivessem a sair, os participantes empenharam-se em dar espectáculo surgindo aerials e 360 mesmo com mar pequeno.


Ben Skinner venceu e ganhou uma retro Ferox. Em segundo lugar ficou o português Bruno Charneca seguido por Rémy Arauzo e Adam Grifith.

Estiveram disponíveis pranchas de Stand Up Paddle disponibilizadas pela Oxbow. Ao longo dos vários dias de prova, vários surfistas tiveram oportunidade de experimentar esta recente tendência que consiste em sair de pé numa prancha volumosa com um remo e entrar na praia a surfar.

A Expression Session de SUP foi o pretexto para alguns surfistas já fora de competição mostrarem as potencialidades destas pranchas.

A classificação final nas retros ficaria assim ordenada:

1º Ben Skinner (UK)
2º Bruno Charneca (POR)
3º Rémy Arauzu (FRA)
4º Adam Grifith (UK)
5º Neto (POR)
5º Michael Schmitz (NDL)
7º João Almeida (POR)
7º Bruno Cruz (POR)


Pranchas clássicas em exposição no Fórum Algarve

Durante a competição esteve patente ao público uma exposição de pranchas clássicas no Forum Algarve. Uma votação efectuada pelo público premiou um modelo Mark Richards de 1974, na classe single fin, e uma Carabine de 1972, na classe twin fin.


A cerimónia de entrega de prémios decorreu no Forum Algarve. Estiveram presentes os surfistas, representantes do Forum Algarve, Câmara Municipal de Faro, presidente do Clube de Surf de Faro e sponsors do evento.



Nas declarações após a entrega dos prémios, os surfistas agradeceram a forma como foram recebidos em Portugal e sublinharam os aspectos que fazem deste evento algo único como o facto de serem transportados de barco para o local de prova.

A Formosamar transportou todos os surfistas e público presente nos seus tradicionais saveiros até à zona de prova tendo como pano de fundo a Ria Formosa. Este é um dos aspectos mais marcantes do evento, o único em Portugal onde todos os participantes são transportados de barco para o local de competição.

Esta iniciativa foi organizada pelo Clube de Surf de Faro por delegação da European Surfing Federation e da Federação Portuguesa de Surf. O official main sponsor foi o Forum Algarve.

Os apoios institucionais foram da Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia do Montenegro, Instituto Português da Juventude. Apoiam o evento a Ferox, Oxbow, Santa Maria, Honda, Hotel Mónaco, Nau Catrineta, Havana Club, Formosa Mar e Central de Cervejas.

A divulgação foi assegurada pelo Conquilha.Com Press Center, Zona Radical e pela RUA FM Rádio Universitária do Algarve.


E para finalizar e em nome de todos os longboarders lusos, um grande Muito obrigado a todo o staff e organizador Manuel Mestre "Necas" que foram mais uma vez incansáveis em satisfazer tudo e todos... MUITO OBRIGADO!!! Para o ano estaremos ainda mais de volta!!!

Sem comentários:

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language