Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

ISA WSG - RAIMUNDO E MORAIS BRILHAM NA CAPARICA





Depois do longboard e do bodyboard hoje foi o dia do surf se estrear nos ISA World Surfing Games. E se, em termos nacionais, David Raimundo e Frederico Morais se distinguiram, a nível internacional, uma das surpresas do dia foi protagonizada pelo Dayyan Neve, atirado para as repescagens.

Com a chuva a manter-se afastada das praias do CDS e do Marcelino, na Costa de Caparica, o terceiro dia dos ISA World Surfing Games voltou a mostrar um bom nível de surf, ao qual o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, teve oportunidade de assistir. David Raimundo, Frederico Morais, David Luís e Miguel Ximenes foram os quatro portugueses em prova, tendo Raimundo e Morais acabado por se destacar, um por ter passado sempre em primeiro nos dois heats disputados, outro pela juventude e dificuldade dos adversários que defrontou.

“Ter apanhado o CJ [Hobgood] num heat é sempre emocionante, ele é um surfista que faz a pontuação que quer quando quer. Ter conseguido estar a liderar o heat foi muito bom”, referiu já na areia Frederico Morais, que aos 16 anos é o benjamim da selecção nacional. Já o seu adversário — campeão do mundo em 2001 e nº6 do ranking Mundial, que há poucas semanas venceu a etapa de Mundaka do WCT onde Kelly Slater conquistou o seu nono título mundial – afirma que acima de tudo se quer divertir.

“O tempo está óptimo, diverti-me imenso, desfrutei bem deste heat. Foi muito agradável”, garantiu no final o norte-americano, que não vinha a Portugal há cinco anos. “Está a ser bom rever os amigos, já cá não vinha há muito tempo.” Quanto a vencer a categoria de surf open, CJ sorri e diz que “seria simpático.” “Temos aqui muito bons surfistas, da Nova Zelândia, Austrália, Portugal.... vamos a ver o que acontece.”

Com Miguel Ximenes e David Luís remetidos para as repescagens, o dia de Portugal terminou da melhor forma com a passagem aos oitavos-de-final de David Raimundo. “Vim muito motivado para este campeonato e entrei para vencer”, garantia visivelmente satisfeito. “Nos oitavos vou apanhar o CJ Hobgood e isso era o que desejava desde o início, um adversário do WCT e de preferência o CJ.”

À saída da água tinha uma visita especial à sua espera: o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, que acompanhado pelo antigo nadador Nuno Laurentino assistiu à exibição do atleta do Estoril. “Temos de apostar cada vez mais em modalidades para as quais temos boas condições naturais, como é o caso do surf. Gostava, no decorrer dos ISA WSG, de poder anunciar os sete centros de surf que vamos criar por todo o país, sendo que um deles será aqui na Costa de Caparica”, referiu. A surpresa do dia ficou por conta do mexicano Diego Cadena que atirou para as repescagens o australiano Dayyan Neve, nº18 do ranking Mundial, que durante a manhã tinha sido o autor da melhor onda do dia (10) e também do melhor score (18.67). Amanhã, o dia será preenchido com surf feminino e masculino.

Sob a égide da International Surfing Association (ISA), esta é a maior organização de sempre promovida pelo Centro Internacional de Surf, depois dos grandes sucessos do EuroJunior 2004, EuroSurf 2005 e dos ISA World Junior Games 2007. A edição de 2008 dos ISA World Surfing Games conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Almada e da Lightning Bolt e ainda com os apoios da Red Bull, Plantronics e Águas Glaciar.

A prova pode ser acompanhada em directo através das moradas http://www.wsg2008.com ou http://www.isasurf.org

FOTOS
Diariamente serão disponibilizadas fotos em alta resolução para fins editoriais através do site http://www.wsg2008.com

A Associação Internacional de Surf (ISA) é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como a responsável máxima do surf, bodyboard e longboard mundial. Foi fundada como Federação Internacional de Surf em 1964, ano em que começou a organizar campeonatos mundiais. A ISA integra as organizações responsáveis pelo surf nacional de 50 países em seis continentes. A sua sede está em San Diego, Califórnia. É presidida Fernando Aguerre, eleito pela primeira vez em 1994 e reeleito seis vezes desde então. Os quatro vice-presidentes da ISA são: Alan Atkins (Austrália), Robin de Kock (África do Sul), Maile Aguerre (Havai) e Mike Gerard (EUA).


FONTE: FREE LANCE - Comunicação

Sem comentários:

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language

Arquivo do blogue