Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Centrais Nucleares perto de Jeffrey's Bay e de outros picos - África do Sul

Segundo a última edição da revista norte-americana Surfing, está prevista para breve a construção de centrais nucleares em diferentes locais da costa da África do Sul. A culpa, refere o artigo, é da crise eléctrica que se abateu sobre a África do Sul e que tem provocado sucessivos apagões nas mais diversas regiões do país. Para solucionar a escassez de energia e a procura que se prevê para os próximos anos, a Eskom, o fornecedor de energia sul-africano, viu-se obrigada a planear o aumento para o dobro a sua capacidade de oferta.

Assim, a companhia tratou de projectar cinco novas centrais nucleares, sendo que três destas estão previstas para junto de ondas de classe mundial. Uma para Bantamsklip, na Cidade do Cabo, outra junto a um pico secreto na Costa Oeste e a terceira em Thyspunt, localizada a poucos quilómetros de Jeffrey’s Bay. Para além da perigosidade inerente a este tipo de solução energética, a Surfrider Foundation Supertubes, sediada em J-Bay, já veio a público dizer que este projecto poderá ter um impacto tremendamente negativo para Jeffrey’s e para toda a região do Cabo de St.Francis. Tal acontece porque este tipo de centrais precisam de um fornecimento de água massivo para arrefecer os condensadores e, na sequência desse processo, a água enviada de novo para o oceano poderá estar excessivamente quente e poluída.

A Surfrider Foundation Supertubes lançou uma petição online que podes conhecer aqui. Fica atento ao site da SURFPortugal para mais notícias sobre esta questão.

Fonte: SurfPortugal Online

Sem comentários:

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language