Bem vindos ao Blog dos Longboarders portugueses

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PICURUTA vence Pena Longboard Classic - LQS Brasil

(Notícia Retirada do site brasileiro de Surf:

www.waves.terra.com.br- Clique para aceder à notícia completa)


Picuruta Salazar domina Pena Bahia International Longboard Classic na praia de Jaguaribe, Salvador (BA). Foto: Lima Júnior.

Um duelo de titãs dos pranchões fechou o Pena Bahia International Longboard Classic no domingo de Sol e muito calor na praia de Jaguaribe, em Salvador.

Até o governador Jaques Wagner compareceu para assistir à final entre os grandes nomes do longboard brasileiro e a vitória ficou com o maior colecionador de títulos da história do surfe nacional, o santista Picuruta Salazar. .

Agora, a caravana dos pranchões parte para outra etapa do LQS no Nordeste, o Pena Pernambuco International Longboard Classic que começa na sexta-feira e vai até o próximo domingo na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, no litoral sul do estado.

Finalistas da etapa baiana do LQS. Foto: Lima Júnior.

As duas maiores revelações do campeonato terminaram empatados em terceiro lugar, enquanto os grandes astros do longboard brasileiro, que há muitos anos representam o Brasil no Circuito Mundial, foram decidir o título da primeira etapa da história do ASP Longboard Qualifying Series na América do Sul.

“Estou muito contente por tudo”, vibrou Picuruta. “A gente está aqui na Terra só de passagem e eu estou cumprindo a minha missão. Acho que Deus me escolheu para ser um grande vitorioso, não que os outros também não sejam, todos nós temos uma missão na Terra e quando eu entro na água deixo a bateria nas mãos de Deus", diz Picuruta.


“Estou feliz por estar competindo aqui na Bahia e realizando um grande sonho que era fazer uma final com meu Mestre Picuruta”, enalteceu Phil Rajzman. “Eu fiquei torcendo para ele ontem do hotel, assistindo a semifinal dele com o gringo pela internet no site da Pena, gostei dele ter passado com a possibilidade da gente chegar na final hoje (domingo). Foi a realização de um sonho e quero agradecer todos que trabalharam para realizar estes dois eventos muito importantes principalmente para a nova geração que está vindo com tudo, muita gente com potencial para se tornar campeão do mundo em breve. Esse é o primeiro passo e ano que vem podemos ter até um WLT aqui, então é só felicidade por este novo momento do nosso esporte no Brasil. Obrigado a todos”, agradeceu Phil.

Resultados do Pena Bahia International Longboard Classic

Masculino Profissional

1 Picuruta Salazar (SP)
2 Phil Rajzman (RJ)
3 André Luís Deca (RJ)
3 Jefson Silva (SP)

domingo, 20 de setembro de 2009

SOS CABEDELO foi um sucesso!!

(Notícia retirada do site de informação SURFTOTAL.com)

A celebração do "Dia das Ondas" organizada pela comissão SOS Cabedelo foi um sucesso.


Reunião na água para a formação do logótipo.Foto:SurfTotal

Decorreu durante o dia de hoje, sábado, a celebração do "Dia das Ondas" organizada pela comissão SOS Cabedelo na Figueira da Foz.

A iniciativa tinha como principal objectivo alertar para o perigo de desaparecimento da onda do Cabedelo devido às obras de prolongamento do molhe Norte.

Foram muitos os surfistas presentes na Praia do Cabedelo bem como os curiosos e políticos que se juntaram a esta iniciativa.

O ponto alto do dia foi sem dúvida a realização do logótipo humano na água, tendo este sido constituído por cerca de 230 pessoas.

A importância desta onda não é somente defendida pelos surfistas mas também pelas pessoas em geral que confessaram ir à praia para ver os surfistas em acção, sublinhando que agora a praia perdeu um pouco da sua magia.

Houve ainda tempo para um lanche oferecido pela organização, leitão assado na brasa para todos os presentes!

Esta foi apenas a primeira de muitas iniciativas pensadas pela SOS Cabedelo, segue-se um seminário sobre a possibilidade de recuperação da onda em questão e sobre o impacto do surf na economia local.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Festival LUFI na Caparica 3 e 4 Outubro - Pré-Inscrições abertas até 29 de Setembro

Vai acontecer o evento que celebra 20 anos de lufi no mundo do surf, na Praia Nova (Costa de Caparica).

Irá haver competições de Longboard, retroboards e Stand up Paddle boards, e todos estão convidados a participar.

It goes to happen the event that celebrates 20 years of lufi in the world of surf, in the Praia Nova's Beach (Costa de Caparica- South Lisbon).

It will go to have competitions of Longboard, retroboards and Stand up Paddle boards, and all are invited to participate.

Spirit of Aloha!
Lufi

LQS no Brasil começa amanha 17 de Setembro

Noticia retirada do site Waves.com.br


Nesta quinta-feira (17/9) começa em Jaguaribe, Salvador (BA), o Pena Bahia International Longboard Classic, primeira das duas etapas brasileiras do ASP Longboard Qualifying Series (LQS).

O evento oferece premiação de US$ 20 mil para a categoria profissional. É a primeira vez que o Brasil e a América do Sul sediam etapas do LQS, a divisão de acesso ao World Longboard Tour.

Grandes nomes do longboard brasileiro confirmaram presença: Phil Rajzman, campeão mundial de 2007, Danilo Rodrigo, vice do mundo em 2007, Picuruta Salazar, eneacampeão brasileiro, além dos campeões brasileiros Jeremias da Silva, Roger Barros e Carlos Bahia.

Na semana que vem, entre os dias 24 e 27 de setembro, a disputa é na Baía de Maracaípe, Ipojuca (PE), com o Pena Pernambuco International Longboard Classic.

A Associação Nordestina de Surf (ANS), organizadora das duas etapas do LQS no Brasil, incluiu no evento o Circuito Brasileiro de Longboard Amador. A categoria Feminina também é válida pelo Circuito Brasileiro de Longboard Profissional.

O Pena Bahia International Longboard Classic será transmitido ao vivo pelo site da Pena.

World Longboard Tour - Na lista dos 32 surfistas que fazem parte da elite dos pranchões, seis brasileiros disputaram no Japão a primeira das duas provas que definem o campeão da temporada.

O australiano Harley Ingleby passou por Phil Rajzman nas semifinais e largou na frente, mas o carioca segue confiante para tentar seu segundo título mundial na grande final marcada entre os dias 26 a 31 de outubro nas Ilhas Maldivas.

Outro carioca, Eduardo Bagé, ficou em quinto, enquanto os paulistas Amaro Matos e Carlos Bahia dividiram a nona posição. O santista Picuruta Salazar e o saquaremense Jeremias da Silva foram os únicos brasileiros a perderem logo na estréia, terminando empatados na décima sétima posição.

O Pena Bahia International Longboard Classic tem patrocínio da marca Pena e do Governo do Estado da Bahia, pela da Bahiatursa da Secretaria do Turismo. Co-patrocínio: SESC Bahia, Skol, Faz Atleta, Power Balance, Shark Epoxi e Rede Outlight. Apoio: Prefeitura Municipal de Salvador. Divulgação: Sportv, ESPN, Canal Woohoo, Transamérica FM, Waves, Cearasurf e Surf Bahia. Realização: Associação Nordestina de Surf, ASP South America, Confederação Brasileira de Surf e Federação Baiana de Surf.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ben Skinner foi o grande vencedor da etapa inaugural do ETL 09



Ben Skinner foi o grande vencedor da etapa inaugural do ETL 09, venceu na final, Damien Castera, com muitas ondas pontuadas acima dos 8 pontos.

Skinner parte assim em vantagem para a revalidação do seu 2º título Europeu do ETL, nas etapas que se avizinham para Outubro e Novembro. (Portugal(2) e Marrocos).


Ben Skinner num Cutback. Photo: Watts/ISA WSG 09

O melhor português em prova foi o atleta de Peniche Bruno Grandela "Micadera", seguido por Luís Esteves "Orelhas" que assegurou a sua passagem no seu heat para os 1/4 de final onde viria ser eliminado, Bruno "Micadera" Grandela que juntamente com o internacional Eduardo Bagé perderam nas meias finais.


Eduardo Bagé hang five com estilo. Photo: JCarcavelos/LufiSurf.com



Bruno "Mikadera" Grandela Photo: AngletSurfPhoto.com


Já os restantes atletas que se deslocaram a França, nomes como Bruno Charneca "Bubas" e Lufi, perderam na fase dos 1/8 de final, outros portugueses que se deslocaram a Vieux Boucaux - perto de Segnoisse- França, foram:

Pedro Casqueira - Figueira da Foz
Pedro Neves - C. Caparica
Pedro Silva - C. Caparica
entre outros.

A comitiva portuguesa prepara-se agora para a próxima etapa em Faro - Portugal.


quarta-feira, 2 de setembro de 2009

LUFI FESTIVAL- 3 e 4 de OUTUBRO na Caparica

Vai acontecer o evento que celebra 20 anos de lufi no mundo do surf, na Praia Nova (Costa de Caparica).

Irá haver competições de Longboard, retroboards e Stand up Paddle boards, e todos estão convidados a participar.

It goes to happen the event that celebrates 20 years of lufi in the world of surf, in the Praia Nova's Beach (Costa de Caparica- South Lisbon).

It will go to have competitions of Longboard, retroboards and Stand up Paddle boards, and all are invited to participate.

Spirit of Aloha!
Lufi

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Figueira da Foz - SOS CABEDELO

Fotografia © Paulo Novais - Lusa
Eurico Gonçalves é um dos surfistas que querem salvar a onda da praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, palco de competições internacionais de surf e uma das melhores da Europa, ameaçada de extinção devido às obras no molhe do porto comercial da Figueira da Foz.




A onda da praia do Cabedelo, Figueira da Foz, palco de competições internacionais de surf e uma das melhores da Europa, está ameaçada devido às obras no molhe do porto comercial, alertam os surfistas.
No intuito de "salvar" a onda, considerada de "excelência" no panorama do surf mundial, foi criado um movimento cívico que se manifesta, "não contra a obra em si, mas contra os efeitos negativos que o prolongamento do molhe norte está a ter na onda do Cabedelo", disse à Agência Lusa Eurico Gonçalves, porta-voz da comissão.
"Acima de tudo estamos contra a obra não ter contemplado no seu Estudo de Impacte Ambiental o surf. É muito frequente, nestas obras da orla costeira, o surf ser esquecido e, neste momento, é uma actividade de extrema importância para o turismo e economia das autarquias", alegou.
Pela manhã, na praia do Cabedelo, na margem sul do Mondego, a reportagem da Lusa constatou que as condições atmosféricas, com vento fraco do quadrante leste, indiciavam um excelente dia de surf, quadro confirmado pelo actual campeão nacional de 'longboard' e promotor do SOS Cabedelo.
"As ondas estão perfeitas, só que, como não existe banco de areia, rebentam todas ao mesmo tempo", sublinhou Eurico Gonçalves.
A situação, argumentou, deve-se à obra de prolongamento do molhe norte do porto da Figueira da Foz, que, por um lado, "envia a onda mais para o meio da praia" e, por outro, "impede a chegada da areia" ao Cabedelo.
"E o surf depende muito da criação de bancos de areia. O que podemos constatar é que é um péssimo dia de surf quando as condições seriam as ideais para a prática da modalidade", frisou.
Lembrando que a praia do Cabedelo recebeu, por quatro vezes, a elite do circuito mundial de surf, o movimento cívico assume-se "preocupado" com o eventual desaparecimento da onda, "uma das mais consistentes da Europa", a exemplo do que já sucedeu no Cabedelinho, praia situada entre os molhes norte e sul da barra do Mondego.
Mais resguardada, com características de "abrigo de porto" e habitualmente utilizada por escolas de surf na aprendizagem, a onda do Cabedelinho "servia de refúgio" em dias de tempestade, aos surfistas da região.
"Essa onda deixou de existir e nós não queremos que aconteça o mesmo à onda do Cabedelo", alertou Eurico Gonçalves.
O movimento cívico defende a implementação "imediata" de um 'bypass' no molhe - com recurso a uma bomba semelhante à das dragas e um 'pipeline' - para bombear areia de Norte para Sul.
A solução, advoga, é habitualmente utilizada para manter o transporte natural de sedimentos, interrompido por molhes, em países com tradição no surf, como a Austrália e África do Sul.
O SOS Cabedelo tem em curso a campanha "Não deixes morrer esta onda", que inclui um abaixo-assinado e, entre outras iniciativas, o "Dia das Ondas", previsto para Setembro.
"Vai ser um evento para celebrar as ondas. Não é só o surf que está em causa, através da erosão costeira estão em causa as praias e as casas das famílias, várias situações que precisam de ser ponderadas e revistas", afirmou Eurico Gonçalves.

SEGUIDORES DESTE BLOG!- SUBSCREVE!!

Tempo via Satélite

Translate Blog to your language